* minha primeira memória fashion...
minha primeira memória fashion e talvez o que tenha me feito decidir – sem o saber na época – estudar História da Moda, foi ver minha mãe, que é costureira, ajoelhada marcando a barra da calça de uma de suas clientes.
a lembrança daquela cena me transmite a beleza da profissão. lembrar da atitude humilde de minha mãe a serviço de algo que chamamos beleza me emociona e me ensina como, à parte todo o glamour, esta é uma prática que possui uma dignidade, uma ética.
* um filme...
posso citar dois? relacionado à moda e que transmite tudo o que amo em moda: Notebook on Cities and Clothes (misteriosamente o título em português é: “Identidade de nós mesmos”) de Wim Wenders sobre o trabalho de Yohji Yamamoto. lindíssimo, não canso de ver e de mostrar aos meus alunos.
outro filme: O Sacrifício de Andrei Tarkovski. a experiência cinematográfica mais poderosa que já tive.
* melhor viagem...
nossa! também quero citar duas! parece que comigo tudo vem aos pares... bom, a primeira, anos atrás em 1998/99 quando fui a Grécia com pessoas muito queridas. em uma pequena cidadela fortificada chamada Monenvássia, passei uma das tardes mais felizes da minha vida. uma daquelas lembranças essenciais que determinam quem você é.
outra viagem muito feliz aconteceu agora no carnaval deste ano, quando fui visitar uma velha amiga em Florianópolis. foi uma experiência linda, uma imersão naquilo que me faz bem e me entusiasma, na companhia de pessoas importantes para mim.
* meu closet...
no momento está uma bagunça! mudança de vida, mudança de planos, e como sempre em momentos de transformação, o closet ser revisto...
* uma obra de arte...
tantas! para não ficar chato citando obras de amigos (e deixando outros de fora) citarei o Saut dans le vide (Salto no vazio) de Yves Klein. há alguns anos, todo ano, em 28 de abril (Klein realizou o salto no dia de seu aniversário, em 28 de abril de 1962) comemoro com silêncio respeitoso o que este salto significa para mim. alguns dizem que se trata de uma fotomontagem. não me importa, é vasto, poético e lindo.
* com qual movimento artístico me identifico...
sou uma impressionista que queria ser dadaísta.
* meu lugar favorito no mundo ...
o jardim botânico no rio de janeiro, lendo o conto Amor de clarice lispector.
* meu ícone fashion ...
sempre gostei da discretíssima elegância de Anouk Aimée. e falando de suas atuações no cinema... ela está maravilhosa em 8 e ½ de Fellini, e em Lola de Jacques Demy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário