16.2.10

entrevista com marcela tiboni

marcela tiboni é a entrevistada da semana!
adoro seus trabalhos, onde faz uso de seu próprio corpo para executar seu trabalho através da fotografia e vídeo.


* minha primeira memória fashion...
difícil me lembrar da primeira, assim como é difícil me lembrar da última. Essa não é uma palavra que utilizo muito em meu vocabulário particular, mas posso narrar uma memória antiga. Tinha por volta de 3 anos, em pé no meu berço, e minha mãe insistindo para que eu me trocasse para ir a um compromisso infantil qualquer, eu chorava e não queria colocar a roupa a mim designada: um vestidinho verde com babado, ainda me lembro bem. Chorei, mas chorei tanto, que minha mãe em uma tentativa de chantagem que saiu pela culatra me propôs: você prefere colocar o vestidinho ou essa cueca? Deixou as duas roupas em cima da cômoda e saiu para que eu pudesse pensar melhor. Feliz eu gritava: a cueca, a cueca!!! Mas de nada adiantou, fui mesmo com o vestidinho verde de babado chato!
* um filme...
como uma boa geminiana sou incapaz de escolher um só, então saboto e fico com dois, pode?
a) paulinho da viola, o meu tempo é hoje
b) tomates verdes e fritos

* melhor viagem...
ainda estou pensando sobre o significado da palavra MELHOR, e defino "melhor" como a viagem com mais experiências: positivas, negativas, reflexivas, inesperadas, engraçadas, angustiantes e produtivas. Então....Paris, fevereiro a julho de 2006.

* meu closet...
não passa de um armário feito sob medida, com uma gaveta cheia de roupas que não uso, outra com minha coleção de camisas de futebol, outra com minhas máquinas fotográficas, e uma útilma com bermudas (apesar de só usar calças). Pendurado existem vários casacos que só ficam organizados no verão, no lugar de sapatos uma imensidão de tenis coloridos e alguns chinelos, tem também uma espécie de cabideiro que minha mãe guarda as roupas que não servem mais a ela!

* uma obra de arte...
difícil Tati, bem difícil. Depois de trabalhar anos e anos com arte, e viver intensamente em meu atelier, entendo que a "boa obra é aquilo que esperamos dela", e eu poderia te apontar uma coleção de boas obras. Ficaria com "O Picador de Fumo", 1893, de Almeida Junior. A possibilidade de sentar em frente a esta pintura, em plena Pinacoteca do Estado, e poder conversar com ela horas seguidas, sem ser interrompida, é uma sensação inexplicável.

* com qual movimento artístico me identifico...
puts....a Arte Contemporânea é um movimento? E o Renascimento é um movimento?

* meu lugar favorito no mundo ...
pode parecer ridículo, mas São Paulo é um lugar viciante, e sempre que saio quero voltar.

* meu ícone fashion ...
por completa falta de conhecimento no assunto, eu diria que Denise Pollini, a coordenadora do Educativo do MAB (Museu de Arte Brasileira). É o mais próximo que consegui chegar de alguém que se veste bem, sem ser exagerada ou brega, ou ainda sem usar aquelas roupas de passarela que nunca entedi se devem mesmo ser usados no dia a dia!?

Um comentário:

  1. Adorei as respostas da Marcela!!!Adoro a sua forma direta e sincera de se expressar. A descrição do seu closet é hilária!!!Parabéns!!
    Cris Walter

    ResponderExcluir