8.4.10

arte/moda & moda/arte

dois assuntos que simplesmente a.mo!
moda - roupa - extensão do corpo - identidade - sexualidade - poder - arte.
elsa schiaparelli por exemplo, sempre esteve ligada aos artistas de sua época. mais precisamente, a artistas como marcel duchamp, man ray, jean cocteau, salvador dalí. e este laço se refletia nos modelos surrealistas e exóticos que criou.
salvador dalí chegou a criar estampas para seus vestidos e juntamente criaram também os chapéus exóticos (inverteram a posição de um sapato e colocou-o na cabeça das mulheres).
há vários outros artistas que transitam por estes dois universos... nazareth pacheco, gustav klimt, joseph beuys, lucio fontana, flavio de carvalho, artur bispo do rosário, ... falarei deles nos próximos posts...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati, gostaria de dizer que sempre acompanho seu blog, e como tbm vivo deste universo, acho que é mto positivo criarmos uma corrente. Adorei esse post e quero saber mais dos próximos. Por mtas vezes fiquei na dúvida se com minha pesquisa das colagens eu não tava meio por ali nas estampas, e tbm por minha própria fissura por roupas e criação do meu vestuário, pensava que eu devia tbm ter estudado moda. Porém, como tudo na vida se congrega, creio eu que a arte em sua amplitude não nos impede jamais de darmos umas pontinhas ali e aqui. Acho que ainda irei mais para o caminho da roupa pq me encanta!
    Deixo aqui meu comentário e admiração, quero voltar sempre nesse lugar cheio de coisas novas!

    Obrigada por postar sobre esses artistas.

    ResponderExcluir