11.11.10

salto alto

falamos sobre a origem da minissaia, do jeans, camiseta,... mas poucos comentam sobre origem do salto alto. quando surgiu? quem criou?... para matar também a minha curiosidade, fui atrás de algumas informações...


alguns atribuem a sua origem a catarina de médici, outros relatam que os primeiros modelos foram encontrados em uma tumba do antigo egito e outros dizem que foi amplamente utilizado a partir do século 17 na corte do rei Luís XIV (1643-1715).
bom, não há indícios sobre quem criou o salto alto e de quando datam os primeiros modelos, mas sabe-se que foi amplamente utilizado na corte do rei luís XIV (1643-1715), da frança, que abusava do luxo, das perucas e dos sapatos de salto. dizem as más línguas (e os registros históricos) que luís XIV não passava de 1,60 metro, por isso adorava sapatos que pudessem aumentar sua estatura.
apesar disso, o salto ficou realmente conhecido no reinado seguinte. luís XV não só levou a fama, como também virou nome de um tipo de salto, largo na ponta e na base e afinado no meio. "o salto era peça exclusiva do vestuário masculino e apenas na corte de luís XV passou a ser utilizado por mulheres", diz joão braga, coordenador do curso de história da moda.

hoje em dia, em vez de representar a nobreza, os saltos remetem à sensualidade da mulher, ressaltando seios, pernas e quadris. "estudos indicam que o salto alto é o elemento que mais desperta a libido e o fetiche nos homens, seguido pelas meias finas", diz o professor.

2 comentários:

  1. e quem não usa pq não se equilibra, alguma dica?
    Beijo!
    Livia

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, parabens! cheguei aqui pela Tania Sciacco, Bjs
    http://nilcoisaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir